counter free hit invisible

Experimentando outros caminhos

By novembro 13, 2018bloggatonatuba

Uma situação que se repete com frequência dentro de uma banda é a possibilidade de cada um de seus componentes tocar em outros grupos, sem que, por causa disso, tenha que se desligar da formação original. Isso também aconteceu com o Gato na Tuba. Em momentos diferentes, podem ser destacadas algumas experiências interessantes vividas pelos membros do grupo, tanto durante o funcionamento pleno da banda como também em períodos transitórios de inatividade.

Betinho Almeida, por exemplo, integrou diversas bandas, entre elas, uma de country music, tocando por anos em vários bares da cidade e do estado de São Paulo. Pastel também participou de outras formações, tocando bateria em bandas de amigos. Hugo Sinisgalli e Flávio Félix, por sua vez, investiram num trabalho próprio, formando, em 1985, a banda Volúpia, com Gabriel “Guga” Alonso nos vocais, José Roberto Paulo no baixo e Haroldo Gutierrez na bateria. Nessa formação, Tubarão (Flávio) tocava teclados. A banda durou apenas um ano, mas, ao longo desse período, fez muitas apresentações, entre elas, a abertura de um show de Guilherme Arantes no ginásio do Corinthians. Além disso, o grupo chegou a gravar seis composições próprias, das quais eu apresento “Garotas do centro”, de autoria de Gabriel Alonso e Hugo Sinisgalli

Flávio e Hugo viriam depois a formar também as bandas Kane e Trinca Acústica, a respeito das quais eu falarei na próxima postagem. Aliás, aproveito para agradecer ao Flávio, que me forneceu a maior parte das informações contidas neste texto. Segundo ele, entre 1998 e 2002, a banda Gato na Tuba teve outra formação da qual eu não me lembrava, com ele no baixo, Hugo na guitarra, Gabriel Alonso nos vocais e Marcelo Golfieri na bateria.

Nessa época, e mesmo já alguns anos antes (desde cerca de 1992), eu estava envolvido num projeto de músicas próprias com a banda Pé com Pano, formada por colegas da Atual Editora, na qual eu trabalhava como editor de literatura infantojuvenil. Em sua composição inicial, a banda tinha os seguintes integrantes: Paulo Sá (revisor e preparador de textos) na guitarra; Marcos Puntel (diagramador e editor de arte) no contrabaixo; Rogério de Simone (coordenador de produção gráfica) nos teclados; Thaís Ferraz (editora de arte) na flauta transversal e nos vocais; e eu, nos vocais e na gaita. A formação da banda se completou com a entrada de dois amigos meus do bairro do Ipiranga: Edinho Lopes, na bateria, e Marcelo Tarcitano, na guitarra. Lembro-me que outros companheiros de trabalho chegaram a participar dos primeiros ensaios, mas foram esses nomes citados que permaneceram até a gravação de um CD independente de músicas de autoria dos membros da banda e amigos, lançado em 2000, com uma apresentação ao vivo no hoje extinto Saraiva Music Hall, no shopping Eldorado. A capa do CD (que aparece ao lado das canções no SoundCloud) e algumas ilustrações internas foram feitas pela dupla de ilustradores e caricaturistas Girotto e Fernandes. Pé com Pano era o nome do personagem principal de um antigo programa infantil de TV (“Quartelzinho do Pé com Pano”), criado pelo ator Mario Alimari (1929-1989).

Desse CD, gravado com muita garra e determinação, no Pró-Stúdio, do Cássio Martin, destaco inicialmente as canções “Garoto complexo”, de minha autoria, “0900 (Você decide)”, uma parceria minha com Paulo Sá, e “Fogo cruzado”, canção composta por mim e por meu amigo Mário Sérgio Brisola Damasceno, vulgo Masé, que assina os créditos como Sérgio Brisola. Essas três composições fazem parte do grupo de canções do CD com letras mais descontraídas e bem-humoradas. Assim como o próprio nome da banda é uma homenagem a um personagem conhecido, as três canções também homenageiam outros personagens, fatos e composições famosas, tais como: o célebre Ratinho da Folha de S.Paulo, o antigo programa de TV “Você decide”, a stripper Malu Bailo, o radialista Gil Gomes e a roqueira Rita Lee, com a citação do refrão de “Baila comigo”, canção de autoria da cantora e de Roberto de Carvalho. Confiram!

Espero que vocês possam se divertir!

Abraços,

HF.